segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aglomerado de galáxias


Os aglomerados de galáxias são uma das maiores estruturas do Universo, nelas inúmeras galáxias estão interagindo umas com as outras, chocando-se muitas vezes entre sí mas normalmente estando equilibradas à uma certa distância.
Os bilhões de galáxias não estão espalhados ao acaso, como se fossem jogados de qualquer modo pelo espaço. Ao invés, estão arranjados em grupos definidos, chamados “aglomerados”. Já foram observados e fotografados milhares destes grupos.
Alguns aglomerados só contêm poucas galáxias. A nossa galáxia Via-Láctea, por exemplo, faz parte dum aglomerado de cerca de vinte galáxias. Dentro deste grupo local, as mais próximas de nós são duas galáxias distantes a menos de 200.000 anos-luz. Outra vizinha “próxima” pode ser vista numa noite clara, sem telescópio, na constelação de Andrômeda. É uma galáxia espiralada como a nossa, e acha-se a cerca de três milhões de anos-luz de distância.
Outros aglomerados se compõem de milhares de galáxias. Um de tais aglomerados, a cerca de 100.000.000 de anos-luz de distância da terra, localiza-se na direção da constelação Coma Berenices (Cabeleira de Berenice). Esse aglomerado é composto de cerca de 10.000 galáxias!
De fato, o universo resultou ser muito, muito mais assombroso do que alguém poderia imaginar, deixando a mente perplexa quando se considera a imensidão e complexidade de tudo. Certa revista observou que aquilo que o homem aprende agora “o deixa atónito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário