terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O que aconteceria na ausência de luz em nosso planeta?


Sem a luz (energia) do Sol, a vida na Terra não seria possível. Não existiriam as plantas, os ventos, os rios, as cores, enfim nenhuma forma de vida. Seríamos uma imensa massa, escura e fria, congelada a uma temperatura de -270 0C.

Todas as coisas vivas precisam alimentar-se de energia para crescer, mover e reproduzir. As plantas suprem suas necessidades captando a luz do sol e convertendo-a em energia química em um processo conhecido como fotossíntese. Outros seres vivos, como os seres humanos, que não conseguem realizar a captação de energia dessa forma têm de supri-la alimentando-se de outros animais ou plantas.

Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo, e o gás natural conhecidos como combustíveis fósseis são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram a milhões de anos atrás. As florestas e culturas agrícolas existentes hoje (como a cana de açúcar), chamadas de biomassas, são também produtos do processo de fotossíntese.

A evaporação de parte da água dos rios, lagos e mares são provocados pela luz do sol. Esse vapor sobe para a atmosfera, reunem-se formando nuvens que se deslocam, condensam e caem como chuva, reabastecendo os rios e lagos que correm para o mar.

Este ciclo que compreende a evaporação até a precipitação é chamado de ciclo hidrológico. A energia contida nas águas correntes dos rios foi aproveitada antigamente através de moinhos de água e mais recentemente por intermédio das chamadas usinas hidroelétricas. O aquecimento desigual da atmosfera terrestre pelo Sol provoca o surgimento de regiões com diferenças na pressão do ar. As regiões de ar sob altas pressões tendem a mover-se para regiões de baixas pressões, criando os ventos.
Bem, resumindo sem o sol não existiria vida em nosso planeta.
Já parou para pensar quem fornece esse sol para você todos os dias? Será que existe um ser que se preocupa com todos aqui na terra para fornecer essa luz solar para todos? E se existe já o agradeceu hoje?

5 comentários:

  1. Este artigo está bem elaborado.Contêm valiosas informaçôes sobre o nosso sol.Descreve de forma simples e objetiva a importância do sol para nossa sobrevivência.E o mais importante, nos faz não somente admirar esse gigante do espaço,mas também refletir em como ele veio a existir.

    ResponderExcluir
  2. esse arquivo foi de bastante ultilidade para mim,visto que o aproveitei para aumentar meu conhecimento com respeito a astromia!

    ResponderExcluir
  3. SOL... nosso astro Rei, sem ele não haveria vida na Terra...só alguém muito intelegente para criá-lo. Muito interessante isso... Essa matéria explica isso d modo claro... e me deixou curiosa para saber mais sobre esse assunto!

    ResponderExcluir