sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Porque o nome Via Lactea?

O Céu como um todo, é muito bonito de se ver.

A sensação que temos vendo o céu estrelado nos envolvendo é muito forte.

No magnífico cenário que é o céu visto a olho nu de um local sem a poluição (luminosa principalmente), destacam-se por suas belezas; e uma tênue faixa luminosa que corta o céu de fora a fora - a Via Láctea.

Porque esse nome? Os antigos chamavam de via láctea (estrada da cor do leite) a esta faixa de estrelas que aparece no céu. Na nossa civilização, o nome Via Láctea vem dos gregos antigos, que a viam como um "caminho de leite" no céu. É encontrada nas mais diversas culturas com os mais diversos nomes. Os índios Tembé (sul do Pará) a chamam de "Caminho da Anta"; por exemplo.

Mais tarde, quando se descobriu que a faixa de estrelas era um dos braços da galáxia, a galáxia ficou com o nome que já a definia, Via Láctea.

Também chamamos a essa faixa Via Láctea, devido à sua aparência, que lembrava aos povos antigos um caminho esbranquiçado como leite.

O tamanho de nossa galáxia e a localização do Sol, entretanto, são conhecidos há quase 80 anos. Estimamos que a Via Láctea possui entre 200 e 250 bilhões de estrelas. Não é de tamanha admiração?


6 comentários:

  1. Muito interessante esse artigo. É maravilhoso olhar para o céu a noite e ver essas incontáveis estrelas; e saber q existe algo além do q podemos ver a olho nú no céu, me deixa perplexa... por isso me interessei por esse artigo... Espero q ponha mais coisas sobre esse assunto rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela resposta. amei,e muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  3. vlw era pro meu para casa nao zoem ainda estou no sexto ano

    ResponderExcluir
  4. Boa explicação.
    Mas, gostaria de saber para onde se dirige o Sistema Solar ?/ O Sol está orbitando alguma estrela?
    Será que se dirige para a Constelação de Sagitário ?? Ou ,por estar fazendo parte de um dos braços da Galáxia , não tem o por que pensar dessa maneira?
    Grata

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir