quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Será que as estrelas podem morrer?


As estrelas parecem ser eternas mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Até mesmo o Sol, que é uma estrela (e não das maiores), um dia também vai acabar. Um dia daqui a cinco bilhões de anos... Com telescópios poderosos e a ajuda de observatórios espaciais, os astrônomos conseguem ver as transformações das estrelas. E descobriram, entre outras coisas, que quando olhamos para o céu, uma parte das estrelas que vemos já morreram há muito tempo. A sua distância de nós era tão grande que, quando a luz que emitiram chega até aqui, elas mesmas já não existem.

As estrelas "nascem", ou seja, formam-se quando uma enorme nuvem de gás começa a se concentrar, ficando cada vez menor e mais quente. As partes mais externas da nuvem começam, então, a cair em direção ao centro. Esse "nascimento" pode levar um milhão de anos, o que não é muito tempo quando se fala de estrelas.

Começa aí a parte mais longa da "vida" da estrela. É um período que pode durar muitos bilhões de anos. Depois desse tempo, o combustível acaba e a estrela começa a "morrer". Agora, tem uma coisa: as estrelas não morrem todas do mesmo jeito, nem a duração da vida é a mesma para todas elas. As maiores e mais "pesadas" gastam mais rapidamente seu combustível e por isso duram muito menos, apenas alguns milhões de anos. Assim, dependendo da quantidade de massa que têm, as estrelas podem morrer de três maneiras diferentes.

Bem, no inicio do texto mencionou que o sol um dia irá acabar. Mais será que isso pode realmente acontecer? Sabemos que sem essa estrela, o sol, não haverá vida na terra. O que posso adiantar para vocês leitores é que o sol só irá acabar quando o núcleo dele parar de fornecer energia, e para vocês terem uma idéia em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente), ou seja, no núcleo, que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Portanto, fiquem tranqüilos, mesmo se o sol viesse a acabar, isso demoraria milhões, até bilhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário