sábado, 13 de fevereiro de 2010

O maior planeta do sistema solar


O planeta Júpiter é o maior entre todos do Sistema Solar. E ele ganha disparado. Se fosse oco, dentro dele caberiam todos os outros planetas ou mais de 1.300 mundos iguais ao nosso. Se fosse chato como um disco, seriam necessários quase doze diâmetros da Terra para cobri-lo de ponta a ponta.

Júpiter é um globo multicolorido de gás, 85% hidrogênio, o elemento químico mais abundante e mais simples do Universo, com apenas um elétron e um próton. O hidrogênio é também principal constituinte de uma estrela. E por pouco Júpiter não se transformou numa delas.

Júpiter tem seu núcleo muito quente e libera para o espaço 3 vezes mais energia do que a que ele recebe do Sol.

Como a Terra e muitos outros planetas, Júpiter atua como um ímã gigante. A força do seu magnetismo se estende muito para o espaço em uma região que circunda o planeta chamado seu campo magnético. O Campo magnético de Júpiter é cerca de 14 vezes mais forte que o da Terra, de acordo com medições feitas por naves espaciais. Campo magnético de Júpiter é o mais forte no sistema solar, exceto para campos associados com as manchas solares e outras pequenas regiões na superfície do sol.
Interessante esse planeta, este tambem serve como escudo para a terra, pois este a protege contra varios impactos catastróficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário